Elisa Iop
O trabalho colaborativo proposto para o projeto “Frestas - Mulheres de Olhos Grandes: a produção poética e reflexiva entre três artistas de diferentes cidades (Chapecó, Erechim e Porto Alegre)” coordenado pela artista visual Sonia Loren e com a participação de Diane Sbardelotto, tem como fonte de pesquisa e estudo o processo vivenciado enquanto coordenadora do projeto de extensão do IFRS Campus Sertão-RS “Incentivo ao desenvolvimento do artesanato de referência cultural na Comunidade Quilombola de Mormaça , Sertão- RS”, realizado nos anos de 2012 e 2013. Pelos “olhos” de Fernanda Souza de Oliveira, a Nanda, nascida na Comunidade Quilombola de Mormaça e bolsista do referido projeto, conheci a história de Francisca Vieira da Cruz, a Chica Mormaça.
O papel por mim assumido para contar a história de Chica Mormaça não é a de uma protagonista, mas sim a de uma personagem coadjuvante. Nossa principal protagonista é Chica Mormaça e, por sua vez a Nanda e as mulheres do Quilombo de Mormaça, que firmam uma ligação com o passado, por meio da ex-escravizada Firmina Vieira, mãe de Chica, e com o presente, através de algumas das participantes do projeto de extensão mencionado. São elas: Ana Paula O. de Souza, Doralina José da Rosa Rocha (Dona Nena), Eleonora A. de Oliveira, Estéfani S. de Oliveira, Elisane de Oliveira, Elisandra de Oliveira, Iracema da Rosa Oliveira, Laídes da Rosa, Mari Helena Oliveira, Marilene de Oliveira, Márcia de Oliveira, Noeli Salete de Oliveira (mãe da Nanda), Noemia R. Oliveira, Neli de S Oliveira, Oraides J. de Oliveira, Roselice da R de Oliveira e Silvane de Oliveira.
O trabalho contempla o registro fotográfico e audiovisual de objetos e ações performativas realizadas com a colaboração da artista visual Val Schneider. Os que são apresentados nessa exposição têm como cenário a área de lazer do espaço de isolamento social em que vivo nesses tempos de Pandemia – Covid 19, em Erechim (RS), local de terra de coloração vermelha, de rochas e pedras semelhantes ao território pertencente ao Quilombo de Mormaça.
Carrego na mala lembranças, saberes e afetos vivenciados ao longo do desenvolvimento do projeto de extensão mencionado: objetos artesanais dotados de valor simbólico e cultural criados pelas mulheres do Quilombo de Mormaça, registros fotográficos realizados por Sonia Gotler e Talita Morais. Crio novos objetos para contar a história de Chica Mormaça, reconhecida pela própria comunidade como uma grande líder, conhecedora do poder curativo das ervas medicinais e dos segredos do parto e do benzimento.
A voz de Nanda (áudios) nos leva a adentrarmos no espaço expositivo documental e ficcional proposto nessa exposição, aqui entendido enquanto um território de luta, que busca dar espaço e voz as mulheres da Comunidade Quilombola de Mormaça, a história da ancestral Chica Mormaça.
“Vozes” começam a ecoar, emergir.... Evoco os saberes de Chica Mormaça: “benzer”, “curar” e “partejar”.
Elisa Iop
Erechim, 25 de fevereiro de 2021.
CHICA MORMAÇA
Ficha Técnica
Pesquisa poética/visual
Homenagem a Francisca Vieira da Silva, a Chica Mormaça
Participação especial
Fernanda Souza de Oliveira, a Nanda (áudios).
Mulheres da Comunidade Quilombola de Mormaça (objetos artesanais)
Noeli Salete de Oliveira, Doralina José da Rosa Rocha, a Dona Nena, Mari Helena Oliveira, Oraides J. de Oliveira, Roselice da R de Oliveira, Noemia R. Oliveira, Ana Paula O. de Souza, Marilene de Oliveira, Eleonora A. de Oliveira, Neli de S Oliveira, Estéfani S. de Oliveira, Elisane de Oliveira, Márcia de Oliveira, Laídes da Rosa, Iracema da Rosa Oliveira, Elisandra de Oliveira e Silvane de Oliveira
Fotografias do processo vivenciado no Quilombo de Mormaça
Sonia Gotler e Talita Moraes
Fotografias, vídeos e montagem da exposição
Val Schneider
Agradecimentos
Aos demais colaboradores (as) do projeto de extensão de “Incentivo ao desenvolvimento do artesanato de referência cultural na Comunidade Quilombola de Mormaça (Sertão/RS)”, 2012 e 2013: Alex de Conto Zampiron, Carlisa Smoktunowicz Toebe, Francieli da Silva Santos, Ivete Scariot, Karina Lucena, Letícia Schafer, Maria Evanir Luzzatto, Maria Medianeira Possebon, Simone Gonçalves, Patrícia Camargo Viana e Thais Rithieli Silva Vasconcelos. Apoio: Pró-Reitoria de Extensão do IFRS (Coordenadora Viviane Silva Ramos), Departamento de Extensão do IFRS – Campus Sertão (Coordenador Marcos Antônio de Oliveira) e do NEABI do campus (Rodrigo Ferronato Beatrici).
A Sonia Loren pelo convite para participar do projeto "Frestas: mulheres de olhos grandes" e a Diane Sberdelotto.
Fontes de pesquisa e estudo
Projeto de Pesquisa “Narrativas Orais nas Comunidades Quilombolas da Região Norte do Rio Grande do Sul – Uma Proposta de Trabalho na Escola, IFRS – Campus Sertão”, 2018 e 2019. Equipe: Felipe Bastistela Álvarez, Vanda Aparecida Fávero Pino, Luciana da Costa Oliveira, Marilúcia de Oliveira, Rita Tatiane da Silva Miranda e Fernanda Souza de Oliveira.
“Saberes quilombolas na região norte do Rio Grande do Sul”. Vanda Aparecida, Doutoranda em Letras da URGS. Orientadora: Ana Lúcia Liberato Tettamanzi.
"Comunidades remanescentes dos Quilombos de Arvinha e Mormaça". Heron Lisboa de Oliveira. Tese de Doutorado, Pós-Graduação em Educação, UNISINUS, 2014. Orientação: Elda Eggert.
“Quilombo Mormaça: uma proposta projetual”. Marina Bellé, TCC Arquitetura e Urbanismo, UFFS – Campus Erechim. Orientador: Murad Jorge Musse Vaz.